Mato Grosso receberá a primeira indústria de refino de óleo vegetal de algodão


Mato Grosso está prestes a inaugurar sua primeira indústria de refino de óleo vegetal de algodão, com um investimento de R$ 261,4 milhões e a expectativa de gerar 156 empregos diretos e outros 600 indiretos. O projeto da Icofort Agroindustrial S/A, uma das maiores indústrias de extração de óleo vegetal do Brasil, recebeu incentivo fiscal aprovado pelo Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat).

A nova planta, que deve iniciar suas operações em novembro de 2024 em Nova Mutum, foi enquadrada no Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), garantindo descontos no ICMS tanto para operações internas quanto externas. Além da Icofort, outras indústrias do setor também poderão se beneficiar de incentivos fiscais no processo de refino de óleo vegetal.

Eulália Oliveira, secretária em exercício de Desenvolvimento Econômico, ressaltou que a medida não só favorece a instalação da indústria, mas também impulsiona a economia local, gerando empregos e movimentando diversos setores, como transporte, armazenamento e comércio.

A escolha de Mato Grosso, maior produtor de algodão do Brasil, para sediar a refinadora, solidifica a posição da Icofort como a maior refinadora de óleo vegetal de algodão do país e a maior esmagadora de caroço de algodão da América Latina.

O secretário da Sedec, César Miranda, atualmente em missão nos Estados Unidos, destacou que a fábrica será a mais moderna da América do Sul, equipada com tecnologia de ponta proveniente da Alemanha, Índia, Itália e Malásia. A área total da nova unidade é de 259 mil m², com uma capacidade anual de processamento de 198 mil toneladas de caroço de algodão e refino de 108 mil toneladas de óleo.

A Icofort, fundada em 1999 na Bahia, já possui três indústrias naquele estado e se destaca na produção de óleos vegetais, farelos, tortas de algodão e margarina. A nova unidade em Mato Grosso promete reforçar ainda mais a presença da empresa no mercado.





Fonte: Governo de MT
Data: 02/09/2024