04/11 - Justiça converte prisão de empresária acusada de golpe milionário em preventiva
Nesta terça-feira (27 de agosto), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi homenageada com o Prêmio Ruth Marques, concedido pelo Conselho Estadual de Direitos da Mulher de Mato Grosso (CEDM/MT). A premiação, realizada no Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas (SINTTCONTAS), destacou o trabalho de Virginia em prol das causas sociais, especialmente por meio do programa SER Família Mulher, entre outras iniciativas em que atua como voluntária na atual gestão, com o apoio do Governo do Estado.
O nome de Virginia Mendes foi escolhido por votação devido à sua dedicação às causas sociais. “Receber essa honraria, uma homenagem tão linda com tantas mulheres importantes, é motivo de muito orgulho. Muito obrigada a todas vocês por terem votado não apenas em mim, mas em todas que foram reconhecidas. Tenho certeza de que muitas outras aqui merecem. Gratidão imensa. Essa homenagem vai ficar para sempre eternizada em minha memória”, afirmou emocionada a primeira-dama.
A indicação de Virginia Mendes foi feita pela secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Cel. Grasi Bugalho, que foi lembrada e agradecida pela primeira-dama. “Obrigada, coronel Grasi, pela indicação e por toda sua dedicação e de sua equipe nas ações sociais”, disse Virginia.
Além de Virginia Mendes, outras mulheres também foram homenageadas durante o evento. A promotora de Justiça Lindinalva Correia Rodrigues, conhecida por ser a primeira a aplicar a Lei Maria da Penha no Brasil, recebeu reconhecimento por sua trajetória. Em sua fala, Lindinalva destacou a admiração pela primeira-dama: “Assim como essa mulher admirável que é a Virginia, eu gostaria de dizer que é uma honra estar aqui. Além dessa pessoa especial e da sua causa pelas mulheres do nosso Estado, eu me identifico com você como uma mulher que sofre”.
Na categoria ‘In Memoriam’, Elizabeth Aracy Rondon Amarante, neta do Marechal Cândido Rondon, também foi homenageada. Elizabeth dedicou sua vida às causas indígenas, seguindo o legado de seu avô.
O Prêmio Ruth Marques, atualmente em sua 9ª edição, foi criado na gestão da defensora pública Rosana Leite de Barros e é instituído pela portaria nº 31/2016. A premiação leva o nome de Ruth Marques, uma figura de destaque na representatividade feminina em Mato Grosso, que dedicou sua vida ao magistério e à defesa dos direitos dos professores.
Presidido por Cenira Evangelista, conselheira representante da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), o CEDM/MT promove o Prêmio Ruth Marques como parte da programação do Agosto Lilás, uma campanha que visa a conscientização e o combate à violência contra a mulher, com o apoio da Setasc.
O evento destacou a importância do reconhecimento do trabalho de mulheres que, com coragem e dedicação, transformam a sociedade.
Fonte: Governo do Estado de MT
Data: 28/08/2024