Durante entrevista ao Poder360, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, elogiou a transferência do controle societário da Rota do Oeste para a MT Par, destacando a medida como crucial para o avanço no desenvolvimento do Brasil. A proposta, inicialmente ousada, foi considerada uma solução inovadora para a gestão da BR-163, rodovia vital para o escoamento do agronegócio e conhecida por atrasos e acidentes.
A mudança foi resultado de uma colaboração entre o Governo de Mato Grosso, o TCU, a ANTT e o Ministério dos Transportes. Segundo Dantas, a solução evitou atrasos no desenvolvimento e melhorou a segurança na rodovia. O governador Mauro Mendes reforçou a importância da BR-163 para a economia estadual e o impacto positivo dos investimentos de R$ 1,6 bilhão na melhoria da infraestrutura.
No primeiro ano de concessão, foram entregues 15 quilômetros da duplicação da rodovia, resultando em uma redução de 86% nas mortes na região. Atualmente, a Nova Rota do Oeste está envolvida em várias frentes de trabalho, incluindo a duplicação de trechos e a construção de viadutos.
O caso é visto como um exemplo de sucesso e referência nacional. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em maio de 2022 prevê a duplicação de 336 quilômetros da BR-163 e a construção de infraestrutura adicional, com um investimento total de R$ 7,8 bilhões.
Fonte: Governo do Estado de MT
Data: 09/08/2024