Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) indica que 79% dos estabelecimentos do setor de bares e restaurantes esperam um aumento nas vendas no Dia dos Pais deste ano, em comparação com o ano passado. Dentre eles, 65% preveem que o crescimento será de até 20%. Em relação a um domingo comum, 57% dos empresários esperam um aumento de até 20% nas vendas. Além disso, 7% dos entrevistados antecipam um crescimento de 21% a 30%, e outros 7% são ainda mais otimistas, prevendo um aumento superior a 30%.
Apesar da expectativa positiva, a situação financeira do setor continua preocupante. Em junho, 60% das empresas operaram sem lucro, e 24% registraram prejuízo. Embora o número de estabelecimentos com prejuízo tenha diminuído para 24% em julho, 40% das empresas ainda enfrentam dívidas em atraso. A principal preocupação é com as dívidas, especialmente impostos e empréstimos bancários.
Para enfrentar esses desafios, a Abrasel está incentivando a adesão ao Programa Emergencial para Retomada do Setor de Eventos (Perse), restabelecido em 22 de maio de 2024. Este programa oferece benefícios fiscais para os negócios do setor, com um valor total de renúncia fiscal de até R$ 15 bilhões. O Perse original, criado para ajudar o setor de eventos afetado pela pandemia, foi revogado anteriormente devido a suspeitas de fraudes.
O setor de bares e restaurantes, que abrange 1,4 milhão de negócios em todo o Brasil, possui uma grande capilaridade e está presente em todos os municípios, inclusive os menores.
Fonte: EBC Economia
Data: 05/08/2024