Corpo de Bombeiros começa etapa prática do curso de Gestão de Incêndios Florestais


Parceria com IFMT reúne bombeiros de 12 estados brasileiros para capacitação teórica e prática

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) deu início, nesta segunda-feira (22.07), à fase presencial e prática do curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Incêndio Florestal. O curso, realizado em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), conta com a participação de bombeiros militares de 12 estados brasileiros.

Nesta fase inicial, 16 bombeiros militares dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso estão presentes para as atividades teóricas e práticas do programa.

O comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira, destacou que a realização do curso fortalece os investimentos do Governo de Mato Grosso na elaboração e execução do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais (PPCDIF). Além disso, é uma oportunidade de repassar conhecimentos avançados e ferramentas essenciais para uma gestão preventiva e eficaz dos incêndios florestais.

“O objetivo é capacitar os participantes com as melhores práticas que desenvolvemos ao longo dos anos, proporcionando-lhes uma visão do planejamento territorial e a aplicação de critérios de eficiência econômica e ambiental nas operações de combate. Ao compartilhar essas experiências, esperamos fortalecer a preparação e a resposta a esses eventos, contribuindo para a mitigação dos impactos que os incêndios florestais podem causar”, declarou o comandante-geral.

Adriano Breuning, coordenador da pós-graduação do IFMT, reforçou a importância da parceria entre a corporação e a instituição de ensino. “Somos uma instituição centenária, com ensino profissional e tecnológico. Somente na Baixada Cuiabana, temos quatro unidades e agradecemos a parceria com o Estado. Colaborar para a formação é de extrema importância para nós”, assegurou.

O coordenador do curso, tenente-coronel Marco Aurélio Aires, afirmou que a capacitação visa qualificar os oficiais para liderarem operações complexas e enfrentarem os desafios emergentes durante a gestão de grandes incêndios florestais. Isso inclui a capacidade de coordenar de forma eficaz equipes em ambientes dinâmicos e desafiadores e a aplicação de estratégias avançadas de manejo do fogo.

“Os participantes serão preparados para tomar decisões rápidas e precisas, considerando a segurança das equipes, a proteção ambiental e a eficiência operacional. Desta forma, ao final do curso, estarão aptos a liderar ações, desenvolver e implementar planos abrangentes de prevenção e resposta”, ressaltou o tenente-coronel.

A pós-graduação possui um total de 470 horas de formação, sendo 410 horas de aulas teóricas e 60 horas de atividades complementares. As instruções teóricas serão realizadas no Batalhão de Emergências Ambientais e na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, enquanto as práticas acontecerão nos municípios de Chapada dos Guimarães e Poconé, incluindo uma visita técnica à Base do Posto de Comando Conjunto da Operação Pantanal.

O encerramento desta primeira etapa do curso será no dia 02 de agosto. O segundo período está previsto para ocorrer de 14 a 25 de outubro, com a presença de mais 32 alunos.





Fonte: SECOM MT
Data: 23/07/2024