Prazo de Três Dias para Reembolso e Mudança de Local de Prova do CPNU
Inscritos têm Três Dias para Solicitar Devolução da Taxa de Inscrição e Mudança de Cidade de Prova
O governo anunciou que os candidatos que desistiram de participar do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) têm três dias para solicitar o reembolso da taxa de inscrição. Além disso, alguns candidatos terão a oportunidade de alterar a cidade onde realizarão a prova.
Os pedidos devem ser feitos a partir das 10h desta sexta-feira (5) até as 23h59 do domingo (7), conforme divulgado pelo Ministério da Gestão durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (4).
As provas, inicialmente marcadas para 5 de maio, foram adiadas para 18 de agosto devido à chuva histórica que atingiu o Rio Grande do Sul. Um novo cronograma e edital foram lançados, flexibilizando os termos de devolução da taxa de inscrição.
Qualquer inscrito que não puder realizar a prova na nova data pode pedir a devolução da taxa, que é de R$ 90 para cargos de nível superior e R$ 60 para cargos de nível médio. Antes, apenas candidatos com problemas logísticos no dia da prova poderiam solicitar o reembolso.
Mudança de Local de Prova
O governo também permite que candidatos residentes no Rio Grande do Sul, que fariam prova em outros estados, e candidatos de outros estados, que fariam prova no Rio Grande do Sul, alterem o local de prova. A decisão se deve à logística aérea com o estado, que ainda não foi totalmente normalizada.
Procedimentos para Solicitação
Reembolso da Taxa de Inscrição
Os candidatos devem solicitar o reembolso pela Área do Candidato no site cpnu.cesgranrio.org.br/login, usando o portal gov.br. É necessário informar os dados bancários, sendo obrigatório que a conta corrente indicada seja de titularidade única do candidato. O valor será devolvido após a data de aplicação do concurso.
Alteração do Local de Prova
Para mudar a cidade de prova, os candidatos devem acessar a Área do Candidato no mesmo site, fazer login e clicar em "editar inscrição". Na opção "cidades de provas", podem selecionar o estado e município desejados e confirmar a mudança. A atualização será confirmada na ficha de inscrição.
Novas Medidas
O governo também publicou um decreto para evitar novos adiamentos do exame em casos de eventos excepcionais. Se uma nova tragédia afetar pelo menos 0,5% dos inscritos, poderá ser realizada uma prova extraordinária apenas para os afetados, com vagas suplementares autorizadas pelo Ministério da Gestão. A reserva de vagas para pessoas negras, com deficiência e indígenas seguirá conforme a lei.
Os novos cartões de confirmação, com os endereços de prova de cada inscrito, serão divulgados no dia 7 de agosto.
Fonte: G1
Data: 05/07/2024