Sinop Recebe Prêmio por Projeto de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel


Projeto de regulação médica em atendimento pré-hospitalar é destacado por eficiência e inovação, contribuindo para melhorias na saúde pública

Sinop se destacou mais uma vez com o projeto "Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-hospitalar Móvel", conquistando o terceiro lugar na primeira edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas. O projeto foi reconhecido e premiado pelo governador Mauro Mendes em cerimônia realizada na noite de terça-feira (16) em Cuiabá.

O projeto piloto, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Saúde e o 4º Batalhão de Bombeiros Militar, já havia recebido certificação durante a 18ª Mostra Aqui Tem SUS, realizada no 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em julho do ano passado. Agora, foi reconhecido entre as 10 melhores práticas em categorias como Transformação Digital, Redução de Custos/Melhoria da Receita e Satisfação do Cidadão ou do Servidor.

A Central conta com uma equipe composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuam dentro da viatura para realizar procedimentos como administração de medicamentos, intubação e análise clínica da vítima, aumentando a sobrevida dos pacientes. O projeto foi inscrito pelo TC BM Jean Oliveira, juntamente com TC BM Fernando Santana, Major Diego Reis e 1º SGT Edivan Borges.

O Tenente Coronel Jean ressaltou a importância do projeto: "A implantação do serviço de regulação médica de atendimento pré-hospitalar é um marco muito importante no que tange aos atendimentos de trauma e emergências clínicas. Desta forma, por meio da integração, conseguimos melhorar a prestação de serviço ao cidadão, ativar o suporte avançado com a presença de médicos e enfermeiros, otimizando recursos públicos municipal e estadual".

O Secretário de Saúde, Robinson Martins, destacou a satisfação de compartilhar experiências bem-sucedidas: "Sinop ser reconhecida por um projeto piloto, e poder inspirar outros municípios a implantarem algo que tem resultados bons, aumenta a sobrevida dos pacientes e é extremamente satisfatório. Só reforça que estamos no caminho certo".





Fonte: Da redação
Data: 18/04/2024