Governador de MT aborda o desfecho da licitação para a concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães


O governador Mauro Mendes (União) abordou o desfecho da licitação para a concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, situado a 65 km de Cuiabá, à iniciativa privada. O leilão, ocorrido na sexta-feira (2) na Bolsa de Valores (B3) em São Paulo, resultou na seleção da Parques Fundos de Investimentos em Participações em Infraestrutura (Parquetur) como a vencedora da concessão. Única participante do leilão, a empresa se comprometeu a investir R$ 18 milhões nos primeiros cinco anos.

Questionado sobre se o Governo pretende contestar o resultado da licitação, Mauro declarou que aguardará o desfecho das ações em curso. "Bem, há algumas ações em curso, mas o governo aguardará seus desdobramentos. Contudo, independente disso, a vida continua", afirmou em uma entrevista à imprensa nesta segunda-feira (05).

No início da semana passada, o Governo de Mato Grosso anunciou sua decisão de não participar da concorrência pela concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, em uma nova licitação promovida pelo ICMBio. A justificativa apresentada foi o desgaste na relação com o Instituto, após três anos de tentativas de assumir a gestão do Parque, enfrentando resistência.

A licitação ocorreu em 2 de fevereiro. O contrato, com vigência de 30 anos, abrange a prestação de serviços de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos no parque, além do custeio de ações de apoio à conservação, proteção e gestão na área de 32.630 hectares. A Parques Fundos de Investimentos em Participações em Infraestrutura, que já administra outros parques como a Chapada dos Veadeiros (GO) e o Parque Caminho do Mar (SP), é a concessionária responsável pela administração.





Fonte: Da redação
Data: 06/02/2024