No próximo sábado (27.01.2024), a partir das 8h, está prevista a interdição total do tráfego na Serra de São Vicente, no sentido Rondonópolis/Cuiabá. Essa medida é necessária para uma operação especial que inclui a remoção de um veículo de carga em uma localização de difícil acesso, distante 120 metros do bordo da pista em uma área inclinada, além de trabalhos de manutenção de equipamentos e conservação da BR-163/364. A duração estimada do serviço é de aproximadamente 7 horas.
Com o objetivo de minimizar os impactos no fluxo de veículos, a Nova Rota do Oeste e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) conduzirão a operação Comboio. Essa operação consistirá no desvio do tráfego no sentido norte para a pista sul (Cuiabá/Rondonópolis) na modalidade 'Pare e Siga'. Em caso de condições climáticas adversas, os serviços serão reagendados.
A Nova Rota do Oeste destaca a importância do fechamento da pista norte para garantir a segurança dos trabalhadores e dos motoristas em geral. A Concessionária mobilizará oito veículos operacionais, 15 funcionários e uma equipe especializada para a remoção do veículo de carga durante essa operação especial.
Bárbara Nathane, gerente de Operações da Nova Rota do Oeste, explica que o veículo está em uma área de acesso restrito, requerendo o uso de um guindaste posicionado na pista de rolagem para a retirada. A Concessionária coordenará o serviço, monitorando o fluxo de veículos e organizando a operação Comboio.
Durante a interdição para a retirada do veículo, serão realizadas atividades adicionais, como a manutenção de equipamentos, limpeza de pista, reparos necessários e substituição de estruturas danificadas, visando minimizar o impacto no tráfego.
A operação Comboio implica a implementação de um 'Pare e Siga' especial na Serra de São Vicente. O tráfego será permitido apenas na pista sul (Cuiabá/Rondonópolis), com o fluxo do sentido norte (Rondonópolis/Cuiabá) sendo desviado para essa pista. Dada a sinuosidade do trecho, o 'Pare e Siga' é crucial para garantir a segurança e fluidez da via, com a sinalização e acompanhamento dos trabalhos nos dois sentidos pela equipe operacional da Nova Rota do Oeste.
É relevante destacar que, neste caso específico, o fluxo no sentido norte receberá uma escolta dos veículos operacionais da Nova Rota, garantindo uma condução segura com velocidade reduzida.
A orientação da Nova Rota do Oeste aos motoristas é que respeitem a sinalização e as recomendações dos operadores de tráfego no local. Adicionalmente, a Concessionária reposicionará um guincho pesado na Serra, exclusivamente para essa operação Comboio, para a remoção, se necessário, de veículos que apresentarem pane durante o procedimento.
Quanto ao conceito de 'Pare e Siga', trata-se da interdição alternada do tráfego em um dos sentidos, permitindo que o sentido oposto siga viagem em intervalos determinados.
Fonte: Da redação
Data: 26/01/2024