As obras de pavimentação de 33 km do trecho da MT-246, que liga o Distrito de Água Fria até Manso, em Chapada dos Guimarães (62 km de Cuiabá) seguem sem uma previsão de início, conforme explica a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT). O que ocorre atualmente no local é uma obra emergencial para melhorar um pouco a passagem de veículos leves, em razão do atoleiro ocorrido com as chuvas e a necessidade de passagem por ela a veículos leves em razão do bloqueio na MT-251.
Em nota à reportagem do Site, a Sinfra voltou a informar que a empresa responsável por pavimentar a via executa os trabalhos emergênciais para evitar os atoleiros. A passagem de veículos pesados está proibida na MT-246 e placas de sinalização reforçam a determinação para não colocar em risco a "qualidade" da rodovia e não causar atoleiros.
Devido às interdições da MT-251 por conta das fortes chuvas e riscos de deslizamento no Portão do Inferno, muitos veículos procuraram o trecho entre Água Fria e Manso como rota alternativa. Mas a Sinfra reforçou que é apenas para veículos leves. Já para pesados, como caminhões e ônibus, a rota de desvio indicada entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães é seguir pelas BRs 163 e 070 até Campo Verde e, depois, pelas MTs 140 e 251 até Chapada. Este caminho é completamente pavimentado e tem cerca de 200 quilômetros, como informou.
Nesta terça-feira (2), a Sinfra deu início a testes para a implantação de telas de contenção no paredão do Portão do Inferno, também como medida emergencial para conter o problema de deslizamento no trecho, que tem afetado o tráfego. A via segue bloqueada desde a noite de segunda.
Fonte: Da redação
Data: 04/01/2024