Após longa sessão administrativa, que iniciou às 8h e terminou às 14h43, o Conselho Federal da OAB-MT definiu a lista sêxtupla de advogados que concorrem a vaga desembargador pelo Quinto Constitucional. Ao total, 17 disputaram e os escolhidos (3 mulheres e 3 homens) foram: Juliana Zafino (39 votos), Dinara Arruda (38 votos), Glaucia do Amaral (35 votos); Hélio Nishiyama, (36 votos); Flaviano Taques (30 votos); e Abel Sguarezi (28 votos).
Ainda hoje a Ordem, sob Gisela Cardoso, encaminhará a lista para o Tribunal de Justiça, que irá escolher três nomes que serão submetidos ao crivo do governador Mauro Mendes (UB), a quem cabe definir o novo desembargador. Conforme o Site já havia adiantado, estão entre os favoritos Hélio Nishiyama, Flaviano Taques e procuradora Glaucia Amaral.
O último advogado alçado ao cargo de desembargador foi Luiz Ferreira da Silva, em 2008, durante a gestão Blairo Maggi, em substituição a Munir Feguri. Além dele, atualmente, outros 2 desembargadores são da "cota" da OAB: Rubens de Oliveira e Maria Helena Gargagline Póvoas.
Votação
Todos os 17 candidatos, 3 que concorreram sub júdice, puderam expor rapidamente seu currículo e responderam perguntas dos conselheiros que, depois, votaram escolhendo três homens e três mulheres.
Tiveram direito a voto 33 conselheiros titulares, cinco membros da diretoria e dois membros honorários vitalícios. Momentos antes do início da sessão, a presidente da OAB ressaltou a importância da eleição.
"Esse é um momento histórico, a escolha do desembargador pelo Quinto representa a força da advocacia, que determina aquele que será a voz da advocacia dentro do tribunal. Pela primeira vez o Quinto da OAB-MT terá em sua composição três homens e três mulheres. Para nós da diretoria, para mim enquanto presidente, é uma grande vitória. Nós vivemos um momento em que as mulheres estão participando cada vez mais dos espaços de poder. Hoje nós mulheres somos a maioria inscrita na Ordem, então entendemos que conferir essa paridade na lista é mais do que justo", disse.
Novos desembargadores
Três dos nove novos desembargadores já foram definidos. Graciema Ribeiro de Caravellas e Sebastião de Arruda Almeida foram empossados após serem promovidos pelo critério de antiguidade. Já o promotor de Justiça Marcos Regenol foi escolhido como novo desembargador ontem (19) pelo governador Mauro Mendes. Ainda não há data para a posse.
Além do novo desembargador pelo Quinto Constitucional, pela OAB, ainda restam indefinidas outras 5 vagas destinadas a juízes - sendo 4 por merecimento e 1 por antiguidade. Inicialmente, elas seriam preenchidas na segunda (18), mas, após pedidos de desembargadores, eleição ficou para 22 de fevereiro.
Fonte: Da redação
Data: 20/12/2023