04/11 - Justiça converte prisão de empresária acusada de golpe milionário em preventiva
Governo do Estado decretou emergência para adotar ações de combate contra os incêndios que ocorrem no Pantanal e outros pontos do Estado. Nesta quinta-feira (16), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Alessandro Borges, atribuiu que grande toda a situação foi acarretada por conta de raios. Posicionamento, no entanto, é contestado por climatologistas que culpam as queimadas ilegais e a limpeza de pasto para produção agropecuária.
O governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), disse que "aguarda por chuva" para conseguir controlar o fogo que se espalha rapidamente.
Contudo, autoridades criticaram a demora para o início das ações por parte do governo.
Frentes de combate aos incêndios
Estado atua em 8 frentes de combate ao fogo que se espalha pelo Pantanal. Na segunda-feira (13), aproximadamente 100 militares do Corpo de Bombeiros estavam no local.
As equipes estão dividas no Parque Estadual Encontro das Águas, bacia hidrográfica do Rio Sararé, região de Mimoso, comunidade São Pedro de Joselândia, Fazenda Alvorada do Pantanal, fronteira com a Bolívia/San Matías, e nas áreas federais Parque Nacional do Pantanal/Reserva do Dorochê e Terra Indígena Portal do Encantado.
Fonte: Da redação
Data: 18/11/2023