Sob pressão, início da obra do BRT na Couto Magalhães segue indefinido


 Alvo de pressão por parte dos comerciantes, início da obra de instalação do BRT na avenida Couto Magalhães segue sem prazo definido. Previsão apontava que o corredor do modal seria construído a partir desta segunda-feira (4), mas, sem a análise de estudos sobre o impacto da construção, os trabalhos na avenida foram adiados. 

Conforme apurado pela reportagem, há duas análises que não foram aprovadas e barram o início da obra, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Porém, além da parte técnica, protestos de comerciantes também colocam entraves na decisão sobre a instalação do modal na avenida. 

Isso porque muitos empresários temem que a Couto Magalhães possa ser palco de uma obra como foi a da construção do corredor do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na avenida da Feb, que foi responsável pelo fechamento de diversos comércios. Insatisfeitos, comerciantes protestaram contra a obra na avenida nessa terça-feira (29). 

Tensão sobre a discussão aumentou, sobretudo pelo fato de haver a expectativa de que as obras poderiam começar na próxima segunda-feira. Prazo foi apresentado pelo secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Isaac Nascimento, que apontou que o término da construção seria no final de novembro. 

Ao portal, secretário municipal de Comunicação, Pedro Marcos Campos Lemos, afirmou que o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), pediu para se reunir com o governador Mauro Mendes (União Brasil). Contudo, sem resposta sobre a demanda. 

"Semana retrasada teve uma audiência na Câmara para discutir o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Esse EIA e EIV que autorizam a obra do BRT", disse o secretário. 
 
"Então, como está nesse impasse que os empresários pediram para não fazer a obra na Couto, o prefeito está pedindo uma audiência com o governador para sentar e discutir. Até lá, vai ter que sentar e esperar", acrescentou.





Fonte: Da redação
Data: 01/09/2023