04/11 - Justiça converte prisão de empresária acusada de golpe milionário em preventiva
Conforme o projeto, de 2013, a obra custou mais de R$ 6 milhões, com extensão de mais de 10 km. O trecho faz um desvio na PI-140, cortando a PI-141, para que os condutores não precisem passar por dentro do trecho urbano da cidade de Canto do Buriti.
A pista é composta por quatro faixas de rolamento, sendo duas em cada sentido. Exatamente no meio das quatro faixas, separando a estrada, margeada por faixas amarelas contínuas, está a ciclofaixa. Um vídeo que está viralizando nas redes sociais questiona o risco da localização da ciclofaixa.
“A ciclovia é no meio da rodovia aqui”, diz o autor do vídeo, não identificado, que já teve mais de 100 mil visualizações no Twitter. “Vou começar com uma pergunta básica: é permitido pelo código de trânsito brasileiro?”, questiona um internauta.
Conforme o engenheiro e professor Kidner Próspero, a norma de trânsito não proíbe esse tipo de ciclovia, mas é necessário, nesse caso, que haja as “defensas”, barreiras que impeçam os veículos automotores de atingir os ciclistas caso o condutor perca o controle.
“O bom senso vai dizer pra gente que isso coloca o ciclista em perigo. A boa prática não recomenda fazer esse tipo de ciclovia. Então o ideal seria fazer uma ciclovia na lateral da pista ou, caso se mantenha, teria que fazer as defensas”, explicou.
A rodovia está em obras e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que entre as mudanças pelas quais o trecho deve passar, está o deslocamento da ciclofaixa para a lateral da estrada. O custo da reforma é de R$ 5 milhões e além de melhorias no asfalto, a obra inclui a construção de uma nova alça de acesso, conforme descreveu o diretor-geral do DER, Leonardo Sobral.
Fonte: Da redação
Data: 03/08/2023