Helicópteros do exército russo abriram fogo contra as forças de Wagner perto de Voronezh, diz agência


Autoridades da região de Lipetsk, por onde está passando o comboio de Wagner, pedem que os moradores da área fiquem em suas casas.

Helicópteros do exército russo abriram fogo contra um comboio militar do Grupo Wagner, perto da cidade de Voronezh, informou a agência de notícias Reuters, citando uma testemunha. 

Segundo as informações, o ataque foi na rodovia M4 nos arredores da cidade de Voronezh, cidade em que os mercenários assumiram o controle nesta sexta-feira (23).

As autoridades da região de Lipetsk, por onde está passando o comboio de Wagner, pedem que os moradores da área fiquem em suas casas.

Nesta sexta-feira (23), o líder do grupo de mercenários Wagner acusou o Ministério da Defesa da Rússia de promover um ataque contra a própria organização. Wagner e o governo russo eram aliados e o grupo ajudou a conquista de territórios da Ucrânia.

O ataque fez com que Yevgeny Prigozhi, líder do Grupo Wagner, prometesse retaliação. Por outro lado, as autoridades russas afirmaram que vão investigar o líder do grupo por suspeita de organizar uma rebelião armada. A organização

De acordo com a Reuters, os mercenários tomaram o controle de prédios militares na cidade de Voronezh, a cerca de 500 km de Moscou. Contudo, o exército russo combate o avanço do grupo na região.

Em um pronunciamento na manhã deste sábado (24), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou a rebelião de membros do Grupo Wagner como "facada nas costas" e prometeu punir quem trair as Forças Armadas.






Fonte: G1
Data: 24/06/2023