Cuiabá começa a instalar as primeiras câmeras do programa de segurança do governo estadual


Cuiabá será vigiada por 3.932 câmeras instaladas em pontos de grande movimento
As primeiras câmeras do projeto de videomonitoramento do governo Vigia Mais MT começaram a ser instaladas em Cuiabá. Ao todo serão 3.932 equipamentos, entre câmeras fixas e dos modelos speed domes e OCRs, que permitem a leitura de placas de veículos. O investimento é de mais de R$ 5,6 milhões.
 
Nesse primeiro momento serão contemplados o Mercado do Porto, Shopping Popular, Associação de Empresários do Distrito Industrial, as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Infraestrutura (Sinfra), e o Grupo Bom Futuro. As próprias entidades procuraram a secretaria de Segurança Pública (Sesp) e assinaram o termo de cooperação. 
 
Os equipamentos são fornecidos sem custo pelo governo e inclui nobreaks, switch e armários. Os municípios ficam responsáveis pela instalação e manutenção. Depois de instaladas, as câmeras são integradas ao sistema do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
 
“O Ciosp é cérebro do projeto e terá acesso a todas as câmeras, assim como outros órgãos de segurança de cada cidade também terão. No caso de ente privado, ele tem acesso a todas câmeras fornecidas para ele, naquele ponto específico”, diz coordenador do Ciosp, delegado Cláudio Álvares
 
No Mercado do Porto, por exemplo, um dos pontos mais tradicionais de Cuiabá e onde mais de 100 mil pessoas passam mensalmente, serão 21 câmeras distribuídas entre os pontos de entrada, estacionamento e ruas laterais. 
 
O programa Vigia Mais MT foi lançado no mês de março, e prevê a instalação de 15 mil câmeras em todo o estado com investimentos de R$ 30 milhões.
 
O programa não atende somente entres públicos. Entidades privadas, pessoas físicas, jurídicas, órgãos, entidades, conselhos, associações comerciais podem se habilitar.
 
 
Os pontos de instalação são definidos a partir de estudo e análises de dados criminais, e planos de ações estratégicas feitos pelos órgãos de segurança pública – Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros. 





Fonte: Da redação
Data: 19/06/2023