04/11 - Justiça converte prisão de empresária acusada de golpe milionário em preventiva
Os valores foram depositados na sexta-feira (05) e ficam disponíveis para saque a partir desta segunda-feira (08)
A partir desta segunda-feira (8), 254 catadores de materiais recicláveis que trabalhavam no antigo aterro sanitário municipal de Cuiabá começam a receber a segunda parcela do Renda Solidária III - Cuidando da Gente, programa de auxílio financeiro criado pela gestão Emanuel Pinheiro. O benefício equivale a um salário mínimo e será pago por 24 meses.
Os valores foram depositados na sexta-feira (5) e poderão ser sacados pelos beneficiários a partir de hoje. A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) informou que os pagamentos serão realizados no quinto dia útil de cada mês.
O programa foi regulamentado pela Lei nº 6.912/2023, criada pelo Poder Executivo e aprovada pela Câmara Municipal, em razão da desativação definitiva do antigo aterro, que impactou diretamente na renda dos catadores.
Para permanecerem no programa, os beneficiários devem cumprir algumas medidas, como estar cadastrados em um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e manter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado para participação em programas do Governo Federal. Além disso, ao menos um membro da família deve participar dos cursos do Qualifica Cuiabá, enquanto menores de idade podem participar de outras ações, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Programa Siminina e o Programa Criança Feliz. O diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, afirmou que o prefeito Emanuel Pinheiro está cumprindo o compromisso com os trabalhadores, inserindo soluções para atender a demanda dos catadores de recicláveis, que são importantes agentes ambientais.
Fonte: Da Redação
Data: 09/05/2023