16/04 - Gisela se recusa a dar posse para diretoria que apoiou opositora
Volume de chuvas em Cuiabá já é mais que o dobro da média histórica e causa transtornos em mais de 40 bairros da Capital
O mês de abril de 2025 já entrou para a história como o mais chuvoso dos últimos 64 anos em Cuiabá, segundo registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até o dia 22, a Capital mato-grossense acumulou 281,6 milímetros (mm) de chuva — mais que o dobro da média histórica para abril, que é de 112,8 mm.
O maior volume foi registrado entre os dias 8 e 9, com um pico de 90,9 mm em apenas 24 horas, data que também ficou marcada por grandes alagamentos em diversas regiões da cidade. Um dos bairros mais afetados foi o Pedregal, que sofreu com ruas inundadas, prejuízos a moradores e transtornos à mobilidade.
Segundo o Climatempo, esse comportamento atípico das chuvas é causado por ventos que trazem mais umidade do norte do país, favorecendo a formação de nuvens carregadas. Além disso, o calor intenso e a ausência de massas de ar frio com força suficiente para estabilizar a atmosfera contribuem para a continuidade das precipitações.
Outro fator climático importante, o sistema de Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (Asas), que normalmente atua nesta época do ano para reduzir a umidade e frear as chuvas, ainda não se firmou no interior do Brasil, o que mantém o clima instável na região.
O secretário-adjunto da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Alessandro Borges, explica que as chuvas mais severas do ano ocorreram em duas datas críticas: no dia 12 de janeiro, quando foram registrados mais de 100 mm de chuva em poucas horas, e no aniversário da cidade, dia 8 de abril.
“Tivemos mais de 40 bairros atingidos, com destaque para o Pedregal, que foi o mais prejudicado. Esses dois episódios concentraram volumes intensos de água em tempo muito curto, o que gerou diversos pontos de alagamento e danos estruturais”, relatou o coronel.
Apesar de os demais dias de abril apresentarem médias em torno de 30 mm, ainda foram registrados transtornos pontuais, como alagamentos em avenidas importantes. A Defesa Civil reforça o alerta à população para que se cadastre no serviço de SMS gratuito. Basta enviar o CEP da residência para o número 40199, e assim receber boletins de alerta com informações atualizadas sobre o clima e medidas de segurança.
Com o mês ainda em andamento, a expectativa é que o volume de chuvas continue elevado, exigindo atenção redobrada da população e das autoridades para minimizar os impactos causados pelos temporais em Cuiabá.
Fonte: Gazeta Digital
Data: 25/04/2025