04/11 - Justiça converte prisão de empresária acusada de golpe milionário em preventiva
A Receita Federal e a Polícia Civil de Cuiabá, através da Delegacia do Consumidor, realizaram na manhã desta quarta-feira (9) a Operação Pinóquio, com o objetivo de combater a pirataria em Mato Grosso. A operação busca desmantelar redes de venda e distribuição de produtos falsificados, que causam grandes prejuízos à economia local e à arrecadação de impostos, além de colocar em risco a segurança dos consumidores.
A pirataria é uma prática criminosa que gera concorrência desleal, prejudicando comerciantes e indústrias legais. O mercado de produtos falsificados compromete marcas, causa demissões e contribui para o aumento do desemprego. Os itens ilegais, vendidos a preços menores, atraem consumidores que muitas vezes ignoram os riscos, além de fortalecer o crime organizado e reduzir a arrecadação de impostos.
Os envolvidos na operação responderão por crimes como contrabando, violação de propriedade de marca, concorrência desleal e relações de consumo. O nome da operação, “Pinóquio”, faz referência ao personagem que, ao mentir, era denunciado pelo crescimento de seu nariz, uma analogia à falsidade dos produtos piratas e os riscos que representam para a sociedade.
Fonte: Gazeta Digital
Data: 09/10/2024