Corpo de Bombeiros de Mato Grosso combate 42 incêndios florestais e monitora focos de calor no estado


Neste domingo (29), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combateu 42 incêndios florestais, mobilizando mais de mil bombeiros em campo com apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e agentes federais. A força-tarefa contou com revezamento das equipes para controlar as chamas em diversas regiões críticas.

Em Chapada dos Guimarães, os militares combateram incêndios na região do Lago do Manso e entre Monjolo e a Comunidade Cachoeira Rica, utilizando um avião, dois caminhões-pipa e seis caminhonetes. No Pantanal, 20 equipes atuaram em três frentes de combate em Cáceres e Barão de Melgaço, enfrentando focos em fazendas da região.

Diversos órgãos estaduais e federais apoiam a operação, incluindo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Defesa Civil, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O monitoramento contínuo é realizado pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), que acompanha os focos em várias cidades e fazendas, além de áreas indígenas, onde o combate depende de autorização.

A severa estiagem e a baixa umidade do ar estão facilitando a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore respeitando o período proibitivo e denunciando incêndios pelos números 193 ou 190. Desde o início do período, mais de 200 incêndios florestais foram extintos em 60 cidades de Mato Grosso.

Neste domingo, foram registrados 454 focos de calor no estado, com a maioria concentrada no Pantanal. Embora focos de calor isolados não representem, necessariamente, incêndios florestais, seu acúmulo pode originar grandes queimadas.





Fonte: Governo de MT
Data: 30/09/2024