Governo Declara Situação de Emergência em Poconé Devido à Seca


Decreto estadual de 180 dias complementa decreto municipal; combate a incêndios é intensificado no Pantanal e população é orientada a colaborar

O Governador Mauro Mendes homologou, por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado na terça-feira, 6 de agosto, a situação de emergência em Poconé, município localizado a 104 km de Cuiabá, devido à seca prolongada que afeta a região desde o início de julho. O decreto estadual tem validade de 180 dias a partir da data da caracterização do desastre.

O decreto municipal, publicado pela prefeitura de Poconé em 4 de julho, já havia reconhecido os impactos severos da seca na agricultura, abastecimento de água, saúde pública e bem-estar da população. O prefeito Tata Amaral destacou a necessidade urgente de medidas emergenciais para mitigar os efeitos da seca e proteger a população. A situação exige a mobilização e coordenação entre secretarias municipais, órgãos estaduais e federais, e a sociedade civil.

Seca e Queimadas no Estado


Em julho, o estado registrou o maior número de focos de calor desde 2018, com 534 focos apenas no dia 6, totalizando 2.472 alertas, um aumento de 70,13% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Instituto Centro de Vida (ICV). No Pantanal, 48 bombeiros estão atuando no combate a incêndios em várias regiões, incluindo a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) SESC Pantanal, Porto do Triunfo, Fazenda Cambarazinho, Porto Conceição, e na divisa com a Bolívia.

A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm favorecido a propagação dos incêndios. O Corpo de Bombeiros pede à população que respeite o período proibitivo e faça denúncias de incêndios pelos números 193 ou 190.





Fonte: Unicanews
Data: 08/08/2024