Botelho fará reunião para chancelar indicação de Dr. João à 1ª secretaria


O parlamentar disse com exclusividade que o consenso para os demais cargos da Mesa Diretora também será construído no encontro

 Uma reunião na casa do presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União Brasil), nesta sexta-feira (26), fechará as tratativas da indicação do deputado estadual Dr. João (MDB) à primeira secretaria da mesa diretora. Conforme disse o deputado com exclusividade, o encontro é articulado pelos atuais vice-presidente da AL, Janaina Riva (MDB), e o primeiro-secretário Max Russi (PSB). Botelho cedeu o local pois apoia a construção do consenso e o fim do embate pelo cargo. 

"Vamos nos reunir para discutir e conversar sobre toda a Mesa Diretora, primeira-secretaria, presidente e secretários. Será hoje à tarde ou amanhã, mas essa construção deve acabar", falou Dr. João à reportagem.

Dr. João entrou no jogo como alternativa do MDB pela primeira-secretaria após a disputa entre Janaina e o vice-líder do governo, Beto Dois a Um (União Brasil), desencadear uma animosidade entre o partido e o Palácio Paiaguás, ameaçando a política da boa vizinhança mantida entre os dois desde o primeiro mandato do governador Mauro Mendes (União Brasil).

Sentindo a tensão, Janaina recuou, mesmo sendo a preferência da maioria. A vice-presidente desiste pela terceira vez de sentar na cadeira de primeira-secretária, desta vez, pelo bem do MDB; nas duas anteriores, foi para favorecer Max Russi, que encerra o segundo mandato à frente do cargo com acordo garantido para sua projeção à presidência, sucedendo Eduardo Botelho.

O deputado afirmou que os 14 votos que Janaina Riva tinha afiançado, conforme noticiado serão transferidos automaticamente a ele.

"Sim, o meu nome foi colocado e está sendo aceito pelos colegas. A tendência é que a gente seja o primeiro-secretário", confirmou Dr. João.

A articulação de Janaina Riva mostra sua maturidade para se movimentar no tabuleiro político. Até o momento, a vice-presidente não terá nenhum cargo na Mesa Diretora, mas saiu assegurando que o seu partido ficará com a primeira-secretaria, responsável por demandar o orçamento da Casa de Leis. O deputado reconhece a parceria da correligionária.

"Sem dúvida, a gente tem uma parceria muito grande. Automaticamente, o meu nome é a indicação de deputada, do Botelho e do Max".  





Fonte: HNT
Data: 26/07/2024