Mulher trans morre após ser espancada em complexo penitenciário


Gabriela Varcondi, conhecida como Gabi, não resistiu aos ferimentos após ser brutalmente agredida por detentos no Ahmenon Lemon Dantas

Gabriela Varcondi, uma mulher trans que foi brutalmente espancada por detentos do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemon Dantas, faleceu na quinta-feira (25) após passar três dias internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do pronto-socorro de Várzea Grande. Gabi, como era conhecida, também estava presa na unidade.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), a investigação preliminar não indica crime de transfobia.


Na segunda-feira (22), os presos abaixaram uma câmera instalada no corredor e atacaram Gabriela até que seu crânio fosse afundado. Ela recebeu os primeiros socorros ainda na unidade e, posteriormente, foi encaminhada ao PSVG, mas não sobreviveu.


Apesar da tentativa de ocultar a agressão da filmagem, os detentos agressores foram identificados pela Polícia Penal.


A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá está conduzindo as investigações. A direção do Complexo Penitenciário também instaurou um procedimento administrativo disciplinar para apurar as circunstâncias do ocorrido.





Fonte: Unicanews
Data: 26/07/2024