Filho de Zé Vaqueiro Morre aos 11 Meses


Arthur sofria de síndrome de Patau, uma malformação congênita rara

Arthur, filho do cantor Zé Vaqueiro com Ingra Soares, faleceu aos 11 meses de idade. A informação foi confirmada pela equipe do artista nas redes sociais na madrugada desta terça-feira (9).

O bebê nasceu no fim de julho de 2023 e foi diagnosticado com uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13, também conhecida como síndrome de Patau.


Após o nascimento, Arthur ficou hospitalizado por quase dez meses, recebendo alta apenas recentemente. No entanto, um dia após deixar o hospital, o menino sofreu uma parada cardíaca e voltou a ser internado, vindo a falecer posteriormente.


"Deus sabe de todas as coisas, e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar. Agradecemos do fundo de nossos corações o amor e as orações que nosso menino recebeu enquanto estava entre nós", publicaram Zé Vaqueiro e Ingra nas redes sociais. Arthur era o filho caçula do casal, que também tem outros dois filhos: Daniel e Nicole.


O que é a Síndrome de Patau?


A síndrome de Patau é uma doença genética rara caracterizada pela presença de um cromossomo 13 extra, o que causa má formações no rosto, membros, e nos sistemas nervoso, cardíaco e urinário.


“É uma doença genética rara, afeta cerca de um em cada quatro mil nascidos vivos”, afirma a geneticista Cristiana Libardi, pesquisadora da Universidade de Fortaleza (Unifor).


Normalmente, seres humanos possuem 46 cromossomos em cada célula, sendo 23 herdados do pai e 23 da mãe. A síndrome de Patau ocorre devido a uma falha durante a divisão dos gametas, resultando em um gameta com uma cópia extra do cromossomo 13, ou durante a divisão celular do embrião, levando à formação de três cromossomos 13 ao invés de dois, daí o nome trissomia.





Fonte: G1
Data: 09/07/2024