Programa Ser Família + Educação é lançado em escola de Cuiabá


Iniciativa da primeira-dama Virginia Mendes visa integrar escola, família e comunidade, promovendo atividades extracurriculares e fortalecendo a educação pública.

O Colégio Estadual Integrado Ilza Therezinha Picolli (CEI), localizado na região do CPA em Cuiabá, foi o cenário escolhido para o lançamento do Programa Ser Família + Educação. Idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, o programa será implantado de forma piloto nesta escola. Durante a inauguração do CEI, na quinta-feira (20.05), Virginia Mendes acompanhou o governador Mauro Mendes e expressou sua satisfação em iniciar uma ação tão importante para a educação pública em uma escola moderna e tecnológica.

O Ser Família + Educação tem como objetivo transformar o ambiente escolar em um ponto de integração e desenvolvimento de políticas públicas através de atividades extracurriculares. O programa pretende fortalecer a interação entre a escola, a família e a comunidade, promovendo um ambiente educacional mais colaborativo e enriquecedor. “Estou muito feliz por ver uma escola com tantos atrativos para atender alunos e a comunidade de modo geral. Agradeço ao governador Mauro Mendes, ao secretário Alan Porto e toda sua equipe pela atenção que têm dado às pautas de Educação”, disse Virginia Mendes.

A primeira-dama destacou que o papel das mães será fundamental para o sucesso do programa. “Tendo elas como articuladoras, vamos fortalecer tanto a comunidade escolar quanto promover a inclusão e melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes com engajamento ativo e colaborativo”, afirmou. Além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Virginia Mendes buscará apoio de outras secretarias de Estado, órgãos e empresas ligadas ao governo, o terceiro setor e instituições do Sistema S e de ensino superior, como a Universidade Federal de Mato Grosso.

Durante a inauguração, Virginia Mendes também participou da entrega de 270 novos ônibus escolares destinados a estudantes de comunidades rurais em 76 municípios, beneficiando 53.055 alunos. Este investimento, realizado pelo Governo do Estado através da Seduc, totaliza R$ 133 milhões. Além disso, foram assinados 16 convênios com prefeitos de 13 municípios para a construção de duas escolas nas aldeias indígenas Zawa Karej Pangyjej e Tamalisyn, do povo Zoró, em Rondolândia. Também serão construídas uma escola em área urbana, duas quadras poliesportivas e realizadas reformas e ampliações de escolas municipais, com um investimento total de R$ 57,3 milhões.

“Com certeza, os investimentos na educação motivam ainda mais os alunos, bem como os profissionais da Educação. Essas ações reforçam nosso compromisso com a qualidade de ensino, garantindo que cada aluno tenha um ambiente adequado para aprender e crescer”, concluiu Virginia Mendes.





Fonte: Governo do Estado
Data: 21/06/2024