Governo de MT inicia Operação para Combater Incêndios no Pantanal


Ação mobiliza bombeiros e brigadistas em regiões estratégicas para prevenir e combater focos de incêndio.

O Governo de Mato Grosso deu início, nesta segunda-feira (17), à Operação de Combate aos Incêndios Florestais no Pantanal. A ação envolve as Secretarias de Meio Ambiente e Segurança Pública, antecipando a distribuição de militares para prevenir e combater incêndios. Vinte e nove bombeiros já estão atuando em dois incêndios na região.
 
"Estamos intensificando a resposta contra o fogo com investimentos para atuar preventivamente e evitar desastres futuros”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. O comandante-geral dos Bombeiros, coronel Alessandro Borges, destacou a importância de alertar a população sobre o uso ilegal do fogo, com mais de R$ 39 milhões em multas aplicadas este ano.
 
Mais de 50 bombeiros e brigadistas foram distribuídos em Poconé, Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento e Cáceres, focando em áreas de conservação. A operação conta com seis aviões para combate direto aos incêndios, quatro da Defesa Civil e dois dos Bombeiros.
 
Nesta segunda-feira, incêndios em Porto Conceição e na Fazenda Cambarazinho estão sendo combatidos com a construção de aceiros. O período proibitivo do uso do fogo foi antecipado devido às condições climáticas, proibindo o uso do fogo, exceto para ações preventivas autorizadas.
 
O governo tem realizado ações preventivas, como a capacitação de brigadistas e o mapeamento de pistas de pouso e pontos de captação de água, com investimentos de R$ 74,5 milhões no combate aos incêndios florestais.





Fonte: ESTADÃO MAT0 GROSSO
Data: 18/06/2024