Tatá Amaral Propõe Feriado Municipal para a Tradicional Cavalhada de Poconé


Prefeito busca instituir lei que garantirá a celebração da festa mais emblemática da cidade, permitindo a participação de toda a comunidade.

O prefeito Tatá Amaral anunciou nesta quinta-feira (06/06) que estará propondo uma lei para instituir como Feriado Municipal o dia em que é realizada a Tradicional Cavalhada de Poconé, a 104 km de Cuiabá-MT.

A decisão vem em resposta ao desejo dos organizadores e festeiros de permitir que toda a população local possa participar desse evento tão importante. A Cavalhada de Poconé é uma tradição anual que ocorre durante a Festa de São Benedito e está associada a eventos históricos como a Guerra de Troia e as Cruzadas.

Durante a festa, cavalos e cavaleiros ricamente ornamentados competem ao som do repique de uma "caixa". Além do embate entre os exércitos mouros e cristãos, a Cavalhada de Poconé oferece outras atrações, como o Baile dos Cavaleiros, a Festa da Iluminação com espetáculo pirotécnico, a Dança dos Mascarados, o siriri e o cururu, dentre diversas outras manifestações culturais.

Com a proposta da lei, Tatá Amaral busca garantir que a Cavalhada seja celebrada por toda a comunidade local, valorizando e preservando essa importante tradição cultural de Poconé.





Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Poconé
Data: 07/06/2024