04/11 - Justiça converte prisão de empresária acusada de golpe milionário em preventiva
Chuvas e ventos fortes contribuem para a elevação do nível do Guaíba, causando preocupações em Porto Alegre
Pontos como a Avenida Praia de Belas, Avenida Aureliano Figueiredo Pinto, Borges de Medeiros e Rótula das Cuias estão entre os locais alagados, segundo informações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Após atingir o ponto mais baixo em mais de um mês durante o final de semana, com 3,43 metros, o nível do Guaíba começou a subir a partir das 0h30 e, por volta das 5h15, estava em 3,79 metros, acima da cota de inundação que é de 3,60 metros junto à Usina do Gasômetro.
A volta do aumento do nível pode ser explicada pela ocorrência de chuvas durante a madrugada e ventos fortes, chegando a quase 50 km/h, no sentido da Lagoa dos Patos em direção ao Guaíba. Esses ventos foram tão intensos que geraram ondas no lago.
O estado do Rio Grande do Sul enfrentou uma tragédia climática em maio, com níveis históricos de inundação devido aos temporais. O nível mais alto do Guaíba foi de 5,35 metros, atingido em 5 de maio, causando danos significativos e resultando em mortes, desaparecidos e milhares de desabrigados.
Fonte: G1
Data: 03/06/2024