AMM auxilia produtores de Mato Grosso na adesão ao Susaf para produtos vegetais


Associação Mato-grossense dos Municípios auxilia produtores na adesão ao Susaf para produtos vegetais

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) está auxiliando produtores do estado a aderirem ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf) para produtos de origem vegetal. Sete empreendedores de Poconé, Campo Verde, Santo Antônio de Leverger e Rosário Oeste foram acompanhados pela equipe da AMM ao protocolarem documentos na Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) para garantir a adesão ao sistema.
Susaf proporciona a equivalência dos Serviços de Inspeções Municipais, permitindo a comercialização de produtos da agricultura familiar e de pequeno porte em todo o país. Durante a entrega dos documentos, estiveram presentes o secretário de estado de Agricultura, Luiz Artur de Oliveira Ribeiro, o prefeito de Poconé, Tatá Amaral, representantes de Santo Antônio de Leverger, vereadores e outras lideranças locais.
Os documentos serão analisados pelas equipes da Seaf e da Secretaria de Estado de Saúde, e se estiverem em conformidade com as exigências técnicas, os produtores receberão autorização para comercializar produtos como farinha de mandioca, melado, rapadura, banana chips, entre outros, em todo o país.
A equipe do Núcleo de Apoio da AMM tem percorrido municípios do Vale do Rio Cuiabá desde 2022 para orientar representantes das prefeituras e pequenos produtores sobre os procedimentos necessários para a adesão ao Susaf. Sob a coordenação de Nathacha de Carvalho, o Núcleo é composto por diversos profissionais, como veterinários, nutricionistas, sanitaristas, engenheiro civil e advogado, que têm desempenhado um papel fundamental no apoio aos produtores e no desenvolvimento da agricultura familiar no estado de Mato Grosso.





Fonte: Da redação
Data: 30/04/2024