Onda de calor atinge o Brasil


Temperaturas acima da média e previsão de calor intenso preocupam autoridades e população

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para uma onda de calor que atingirá boa parte da região Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Segundo a Climatempo, as temperaturas devem ficar de 3°C a 5°C acima da média nessas regiões.

De acordo com a previsão, o calor deve se intensificar a partir do meio da semana, especialmente no Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e de Santa Catarina, além do oeste gaúcho. Isso deve provocar uma trégua na chuva nessas áreas durante os próximos dias.

Na cidade de São Paulo, a semana começou com temperatura amena, e a máxima pode chegar a 26°C, segundo o Inmet. No entanto, a previsão é de que a temperatura máxima na capital paulista suba ao longo da semana, podendo chegar a 36°C na sexta-feira (15), uma diferença de 10°C em relação à segunda-feira.

A onda de calor é resultado de um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera, que favorece a manutenção do ar quente e dificulta a formação de nuvens carregadas, mantendo o clima seco e com aquecimento gradual.

O mês de março marca a transição do verão para o outono no hemisfério sul, com o equinócio de outono previsto para o dia 20. Esse fenômeno acontece devido a uma inclinação no eixo da Terra em relação ao sol, resultando em uma redução gradual da temperatura e marcando a chegada da nova estação.





Fonte: Da redação
Data: 11/03/2024