Regularização eleitoral em Mato Grosso mais de 200 mil podem ficar sem votar


Pelo menos 202.993 pessoas estão com seus títulos eleitorais irregulares e podem ficar sem votar nas Eleições Municipais deste ano em Mato Grosso. O número corresponde a cerca de 10% do eleitorado do Estado e, conforme solicitação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), precisam regularizar a situação até o dia 08 de maio.

O órgão informa que os cidadãos que possuem alguma pendência devem se deslocar à Justiça Eleitoral o mais rápido possível para evitar filas que geralmente se formam com a proximidade do fechamento de cadastro. A situação eleitoral pode ser consultada no site ou no aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS. Além disso, a Ouvidoria Eleitoral está à disposição pelo 0800 647 8191.

A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destaca a importância da regularização do título a tempo das Eleições Municipais 2024.

"Quem está com o título cancelado ou possuir alguma outra pendência precisa se atentar ao prazo do fechamento de cadastro, que será em 08 de maio. Procurando o atendimento com antecedência, é possível evitar filas e possíveis congestionamentos nos sistemas, em função da sobrecarga gerada pela grande procura na véspera do fechamento. Pedimos que não deixem para a última hora e consigam resolver a situação para participar do processo democrático”, convoca.

Para regularizar o título eleitoral cancelado, basta acessar o site do TRE-MT ou procurar um Cartório ou Posto Eleitoral mais próximo.

Atualmente, Mato Grosso possui 2.494.593 pessoas aptas ao voto. Deste total, 2.054.847 já cadastraram a biometria, ou seja, 82,37%. Já o restante, 439.746, ainda precisa procurar a Justiça Eleitoral para ter a biometria coletada, o que corresponde a 17,63%.

A biometria é uma importante ferramenta que garante mais segurança ao eleitor no momento do voto. Por meio do reconhecimento da digital, é impossível que uma pessoa vote no lugar da outra, o que praticamente elimina qualquer erro humano que possa ocorrer no momento de identificar a pessoa.





Fonte: Da redação
Data: 25/02/2024