A Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec-MT) emitiu mais de 347 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN) em cerca de 11 meses desde o início da emissão do documento no Estado.
A CIN, que substitui o antigo RG, unifica os dados pessoais e utiliza o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação, auxiliando no combate a fraudes e garantindo mais segurança para a população.
As emissões do novo documento começaram em março de 2023 em Mato Grosso, sendo o Estado o 4º a adotar a Carteira de Identidade Nacional, estabelecida pelo Governo Federal. A emissão pode ser feita em qualquer um dos 148 postos de atendimento próprios ou conveniados com a Politec, como nas unidades do Ganha Tempo.
Uma das inovações implementadas com a nova identidade foi a tecnologia Blockchain, que garante a imutabilidade das informações armazenadas nos sistemas, oferecendo mais segurança ao documento.
Durante o processo de emissão, os papiloscopistas também analisam e confrontam os dados por meio do Sistema de Identificação Automatizada de Impressão Digital, utilizando uma técnica de reconhecimento biométrico para confirmar a identidade do requerente.
Outras atualizações sistêmicas serão implementadas para oferecer maiores níveis de segurança e eficiência ao processo de emissão dos documentos.
Como solicitar
A Carteira de Identificação Nacional é fornecida à população tanto na versão física quanto na versão digital. Para a versão impressa, a identidade pode ser emitida em cédula de papel de segurança gratuitamente ou em cartão de policarbonato, ao custo de R$ 99,53.
Para solicitar a CIN, basta comparecer em um dos postos de identificação ou agendar o atendimento nos Ganha Tempos pelo site da Seplag. No momento da solicitação, é preciso apresentar o número do CPF e a certidão de nascimento ou casamento civil. Menores de 16 anos devem estar acompanhados dos pais, munidos de seus documentos de identificação.
A versão digital pode ser obtida pelo aplicativo GOV.BR, no botão "Carteira de Documentos", após concluir todas as etapas de cadastro para obter o selo de confiabilidade nas categorias "prata" ou "ouro" junto ao Governo Federal.
O formato digital do documento pode conter dados opcionais como Nome Social, Grupo Sanguíneo e Fator RH, CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), NIS / PIS/ PASEP, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Título de Eleitor, Número do Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS), CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), e Símbolos Internacionais de Acessibilidade. Para a inclusão dos dados, é obrigatória a apresentação de laudos, exames médicos e/ou documentos originais.
A atualização do documento passará a ser obrigatória apenas em 2032. Assim, quem ainda possui o antigo RG dentro do prazo de validade (dez anos) não precisará fazer a atualização imediatamente, sendo recomendada apenas em casos de mal estado de conservação ou dificuldade de reconhecimento da foto.
Fonte: Da redação
Data: 24/02/2024