Polícia Federal deflagra operação para combater fraudes no auxílio destinado a pescadores


A Polícia Federal e a Caixa Econômica Federal (CEF) iniciaram nesta sexta-feira (16) a Operação Menecmas-2024, com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes em contas sociais beneficiárias, incluindo o Seguro Defeso para pescadores artesanais.

Nesta operação, foram cumpridos 9 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá, Rondonópolis e Redenção, no Pará. As ordens foram expedidas pela 5º Vara da Justiça Federal de Cuiabá.

A PF busca obter provas que reforcem os indícios de participação dos servidores da CEF no esquema, conforme já apurado no inquérito policial.

A investigação teve início após a denúncia de um beneficiário do Seguro Defeso, que ao tentar sacar o dinheiro, descobriu que outra pessoa já havia sacado as parcelas.

O Projeto Tentáculos da Polícia Federal, implementado em virtude do Acordo de Cooperação Técnica com a CAIXA em 2008, foi fundamental na identificação dessas fraudes. Esse projeto centraliza todos os processos de contestação de fraudes, otimizando os recursos materiais e humanos nas investigações.

A operação foi nomeada "Menecmas", em referência às pessoas que se fazem passar pelo titular do benefício ao efetuar o cadastro no CAIXA TEM e que se dirigem até as agências bancárias com documentos falsos para realizar os saques fraudulentos.





Fonte: Da redação
Data: 16/02/2024