Mortes por covid aumentam no fim de semana em MT


O número de mortes por covid-19 em Mato Grosso em 2024 aumentou para 19, com quatro óbitos registrados em fevereiro, de acordo com o Painel Covid atualizado diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). A média de idade das vítimas é de 61 anos, sendo o homem mais velho, de 96 anos, residente em Sinop, e a mulher mais jovem, de 38 anos, de Nobres.

A SES-MT também registrou 7.608 casos da doença apenas neste ano. Algumas cidades, como União do Sul, Porto dos Gaúchos, Serra Nova Dourada, Aragauinha, Luciara, Alto Boa Vista e Diamantino, estão em alerta máximo devido ao alto risco de contaminação, enquanto outras 39 cidades têm risco considerado alto.

A proximidade das festividades de Carnaval aumenta a preocupação com o aumento de casos, já que são esperadas aglomerações em vários eventos públicos e privados nos próximos dias, o que pode contribuir para o aumento dos números de doentes.

No mês passado, o Laboratório Central do Estado (Lacen) identificou a presença de uma nova subvariante da covid-19 em Mato Grosso, que ainda não havia sido registrada em nenhum lugar do Brasil até então. O governador Mauro Mendes descartou a possibilidade de decretar lockdown, mas não descartou a aplicação de medidas enérgicas em caso de um novo surto da doença.





Fonte: Da redação
Data: 05/02/2024