Sinop registra o surgimento de mais de 6 mil novas empresas


A polícia informou que o próprio suspeito conduziu a vítima até a UPA e foi detido enquanto aguardava o atendimento da mulher, deitado no carro no estacionamento, onde foi surpreendido pelos policiais.

Ao longo do período de janeiro a dezembro, empreendedores inauguraram 6.137 novas empresas em Sinop, de acordo com dados do Ministério da Economia. Os setores de vestuários e acessórios, promoção em vendas, salões de beleza, transporte rodoviário de cargas e serviços, atividades estéticas, e lanchonetes representam a maioria dos novos empreendimentos.

Dentro desse total, 5.622 são microempresas, 307 são de pequeno porte, e 208 pertencem a segmentos diversos. Esse número representa um acréscimo de 437 empresas em relação ao mesmo período do ano anterior. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, destacou que “Sinop é uma grande casa para pequenos empresários, especialmente os MEIs, que representam uma parte significativa da nossa economia. Podemos observar isso nos gráficos de crescimento ao longo dos anos em Sinop, que se mantém muito bem, com saldo positivo e crescimento. O setor de serviços continua sendo um dos mais promissores para nossa região, então o município está indo bem”, analisou.

Gonçalves também ressaltou que “um dos fatores que tem incentivado [a abertura de empresas] são as políticas públicas municipais criadas. Hoje, temos, por exemplo, o Centro de Atendimento ao Empresário, onde trabalhamos desde a abertura de empresas até o apoio em formação profissional, assessoria junto ao Sebrae, além de fornecer dados para que possam entender como está a economia municipal. O tempo médio para a abertura de uma empresa está em menos de 15 horas, a desburocratização ajuda muito”, destacou.

Atualmente, Sinop conta com 26.792 empresas administradas por empresários individuais, sociedades limitadas, EIRELI (Empresário Individual de Responsabilidade Limitada), sociedades anônimas, cooperativas, públicas, entre outros.

Como já noticiado anteriormente, Sorriso registrou a abertura de 3.908 novas empresas em 2023, enquanto Lucas do Rio Verde teve 2.550 empresas iniciando suas atividades.





Fonte: Da redação
Data: 22/01/2024