Estado faz testes com telas de contenção em paredões do Portão do Inferno


 Ainda interditada, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) começou testes para colocação de telas de contenção no Portão do Inferno, situado na rodovia MT-251. O trecho tem sofrido constantes deslizamentos e colocado em risco a segurança de quem trafega rumo à Chapada dos Guimarães (67 km ao norte).

Os testes começaram nesta terça-feira (2) e são acompanhados pela equipe técnica que faz o monitoramento da situação no ponto turístico.

De acordo com a Sinfra, a medida faz parte das intervenções emergências para conter avanço dos deslizamentos de terra no trecho.

Tais intervenções foram informadas pela Sinfra ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no dia 29 de dezembro. Contudo, o Estado ainda aguarda manifestação do órgão, que faz a gestão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, por onde passa a MT-251, para a realização de todo o serviço.

O trecho continua bloqueado e somente será liberado, na modalidade pare e siga, quando não estiver mais chovendo no local e após a vistoria da equipe técnica da Sinfra.
A decisão considera o protocolo de gestão pluviométrica do engenheiro geotécnico Wilson Conciani e do engenheiro civil Eduardo Azambuja, que determina que sempre que ultrapassar o limite pluviométrico de 20 mm no período de 12 horas, o tráfego apenas deverá ser liberado quando houver redução do acúmulo de chuva das últimas 4 horas, não ocorrência de deslizamentos e após vistoria pela equipe técnica operacional.





Fonte: Da redação
Data: 02/01/2024