Nesta segunda (13/11/2023) atendendo as demandas do Ministério Público, Defensoria Pública e do Desembargador Orlando Perri, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT) que recentemente esteve em Nova Xavantina-MT.
O Prefeito João Bang deu efetivo início as atividades de dois termos de cooperação assinados junto à FUNAC (Fundação Nova Chance) que tem como objeto o fornecimento de mão de obra de reenducandas para execução de serviços gerais, podas, limpeza urbana dentre outros.
De acordo com o Gestor local dos termos Dr. Celso Bicudo Jr, a iniciativa visa propiciar um trabalho integrado entre as três instituições (Executivo, Judiciário e FUNAC) com foco no retorno das reeducandas ao convívio social, mostrando que ao retornar à sociedade é possível ter uma ocupação que possa ajudar no sustento da família e na ocupação do tempo de forma produtiva e digna.
Segundo Dr. Bicudo;
"O projeto é um marco importante pois é mais uma forma de ressocializar e de inserir socialmente essas mulheres à sociedade.
Bom destacar, que além de todo este trabalho humano e social que o Prefeito João Bang vem fomentando em todas as frentes de sua gestão pontuo que neste caso em específico existe também outro aspecto a ser considerado que é o econômico, haja vista que o custo efetivo de 1 (uma) reeducanda trabalhando considerando a remuneração comum de um contratado é quase a metade."
Novas Articulações.
Além dessa parceria que conta hoje com 5 (cinco) reenducandas a gestão municipal está articulando outras com o Judiciário que podem se concretizar a curto prazo.
Sendo as duas principais a doação de pranchas e vigas aprendidas pela Justiça para utilização em reformas de pontes e aquisição de tubos de concreto feito a 50% do valor também com mão de obra de reeducandos.
Fonte: Da redação
Data: 14/11/2023