Após prova do Enem em sala sem ar-condicionado na Unic, estudantes podem não ter opção de reexame


Estudantes que realizaram a prova do Enem 2023 no último domingo (12) em uma sala sem ar condicionado na Unic em Cuiabá podem acabar não tendo a opção de refazer o exame. Ao Site um dos candidatos relatou as dificuldades que enfrentou por causa do forte calor. O edital do Enem prevê a reaplicação da prova em casos de falta de energia elétrica, mas segundo a Unic, o problema nos aparelhos de ar-condicionado não foi causado por isso.

O estudante contou que no primeiro dia de prova, no último dia 5, a sala em que foi aplicado o exame já tinha apresentado alguns problemas com relação à luz e ao ar-condicionado, com pequenos apagões e não funcionamento de um dos aparelhos.

No entanto, ele afirmou que naquele dia estas situações não foram tão agravantes, já que o calor não estava tão intenso. Porém, no segundo dia de prova, neste domingo (12), na mesma sala um dos aparelhos de ar-condicionado não funcionava e o outro apenas ventilava. Isso se tornou um problema por causa do forte calor.

Os participantes do exame questionaram se poderiam trocar de sala e a resposta foi não. Ao
 Site o estudante disse que conversou, depois, com outros participantes, que disseram que para eles foi autorizada a troca de sala. Para tentar amenizar a situação as janelas foram abertas, mas aí a luz do sol se tornou um problema.

O estudante ainda afirmou que foi ofertada a eles a possibilidade de refazer a prova do Enem em dezembro, no entanto, a sala, quase unanimemente, respondeu que não queria. Ele relatou que se sentiu prejudicado porque o calor e a luz dificultaram sua concentração, além da preocupação de molhar o gabarito com a transpiração.

Sobre o não funcionamento do ar condicionado a assessoria de imprensa da Unic Beira Rio afirmou apenas “que possui sistema de automação, que desliga e religa automaticamente, para gerenciamento de energia, sendo reiniciado em segundos”.

O
 Site tentou contato com a assessoria do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas não houve resposta.

O edital do Enem garante a reaplicação da prova, por problemas logísticos, somente se a pessoa foi afetada por desastres naturais, por comprometimento da infraestrutura do local ou falta de energia elétrica. O candidato deve apresentar a solicitação na
 Página do Participante





Fonte: Da redação
Data: 14/11/2023