Um dos 32 repatriados por conta da Guerra na Faixa de Gaza será recebido em Cuiabá, após desembarcar na Base Área de Brasília, na noite desta segunda-feira (13). Ahmad El Ajrami morou na Capital mato-grossense entre 2012 e 2019 e trabalhou no Brasil como motorista de aplicativo e em uma papelaria.
Enquanto esteve no Brasil, Ahmad aprendeu a falar português com conhecidos e chegou a se matricular em uma universidade para aprender a ler e a escrever português. Ele estava há 2 meses em Gaza e foi recepcionado com o grupo de repatriados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras autoridades do Governo Federal.
Ao todo são 17 crianças, nove mulheres e seis homens: 22 brasileiros e dez palestinos familiares dos brasileiros trazidos no décimo resgate da Operação Voltando em Paz.
De acordo a União, das 32 pessoas, 24 serão transportadas em avião da FAB para o estado de São Paulo daqui a dois dias. Dessas, 12 serão encaminhadas a familiares que residem no Brasil. Outras 12 serão levadas a um abrigo que o Governo Federal vai oferecer no interior de São Paulo. Por razões de segurança dos acolhidos, o local não será divulgado.
As demais seguem em voos comerciais, sendo duas para Florianópolis (SC), uma para Cuiabá (MT) e uma para Novo Hamburgo (RS). Quatro pessoas ficam em Brasília, pois têm familiares na capital federal. O presidente Lula parabenizou o Itamaraty e a FAB pela atuação na Operação Voltando em Paz, que busca brasileiros vítimas da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas em Gaza.
“Hoje é um dia de alegria para o Brasil. A chegada desse décimo avião é o coroamento de um trabalho muito sério que a gente deve a muita gente", disse o presidente, em referência a diplomatas, ministros, Força Aérea e a toda uma articulação para garantir o cuidado com os brasileiros.
Fonte: Da redação
Data: 14/11/2023