Cachorro pode ficar perto de quem tem Covid? Entenda risco aos pets


 Os casos de covid-19 no começo do ano de 2022 cresceram muito, o que leva muitos tutores a se preocuparem se cachorro pode ficar perto de quem tem COVID. Muitos estudos foram feitos e continuam acontecendo para analisar os efeitos desse vírus, que apesar de ser contagioso para os humanos é diferente quando falamos de coronavírus em cães.

Cachorro pode ser contaminado por covid

Cachorros podem pegar covid-19, mas não a desenvolvem, já que o vírus é de humanos, e devido ao seu RNA (material genético), ele não consegue se replicar nos pets – pelo menos até o momento. Apesar de existirem animais que testaram positivo para covid-19, esse número é irrelevante na pandemia, já que esses pets não apresentaram sintomas da doença e nem replicaram o material genético do vírus.

Além disso, cachorros infectados pela covid-19 não transmitem o vírus para humanos e nem outros animais.

Os cães possuem os próprios coronavírus: entérico canino (CCoV) e o respiratório canino (CRCoV). A prevenção é feita com a vacinação anual de V8 e V10. Esses dois vírus são bem diferentes da covid-19 e não são transmissíveis para humanos.

Cachorro pode ficar perto de quem tem covid?

Apesar dos cachorros não desenvolverem e nem transmitirem o vírus, o recomendado é que a pessoa contaminada não tenha contato com o pet, já que ele pode se infectar caso seja exposto a uma grande quantidade de carga viral. O ideal é que o tutor contaminado se isole e deixe o animal sob os cuidados de outra pessoa.

Higiene nos passeios

Para evitar levar vírus para dentro de sua casa, é recomendado que ao voltar do passeio, as patinhas do cachorro sejam bem higienizadas, já que por terem tido contato direto com as ruas, podem carregar organismos infecciosos.

Jamais use álcool em gel para limpar as patas do seu cão, somente se o produto for especialmente feito para cães. O álcool em gel de humanos nos pets pode causar dermatites. Outros produtos permitidos para a limpeza dos cães são shampoos ou sabonetes de cachorro.

O vírus é novo, e está em constante mutação, portanto, o ideal é manter os pets longe de se infectar.





Fonte: Da redação
Data: 11/11/2023