O Vereador de Vila Bela da Santíssima Trindade, Edcley Coelho (PSB), e o Vice prefeito Edvan Coelho (SD), juntamente com os Deputados Estaduais Wilson Santos (PSD), Gilberto Cattani (PL), Carlos Avallone (PSDB). Participaram de Audiência com a comissão de Meio Ambiente da ALMT, onde foi enviada denúncia sobre o ataque dos garimpeiros no rio Guaporé.
O rio nasce na Chapada dos Parecis, a 630 metros de altitude. Sua extensão é de aproximadamente 1. 00 km, dos quais 1.150 km são navegáveis a partir de Vila Bela da Santíssima Trindade. O rio pertence à bacia amazônica, atravessa os estados de Mato Grosso e Rondônia, faz fronteira com a Bolívia, o rio Sararé é afluente do rio Guaporé.
O rio Sararé está 100% poluído e agora polui o rio Guaporé, que passa pela cidade de Vila Bela, primeira capital do estado de MT. A poluição das águas estaria diretamente relacionada ao uso excessivo de agrotóxicos, que, segundo o Ministério da Saúde, “é um dos mais importantes fatores de risco para a saúde da população, especialmente a saúde dos trabalhadores expostos e do meio ambiente”.
A decisão da Comissão é ordenar uma inspeção in loco com uma equipe técnica para monitorar a situação.
Fonte: Da redação
Data: 28/10/2023