04/11 - Justiça converte prisão de empresária acusada de golpe milionário em preventiva
Na primeira etapa, o Faixa Verde será implantado no Centro de Cuiabá, na região do Mercado Municipal, e na Praça Santos Dummont. Posteriormente, será ampliado para outras regiões que já têm demanda. A estimativa é de que seja implantado, na segunda etapa, nas avenidas das Flores (bairro Jardim Cuiabá), Carmindo de Campos e do CPA. A terceira etapa se dará no entorno da sede da prefeitura.
As informações foram repassadas pelo secretário Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo. O prefeito Emanuel Pinheiro também confirmou a retomada do projeto, em entrevista à imprensa nesta semana.
"Será um sistema para disciplinar e regular a ocupação do espaço público. O Faixa Verde já era para ter voltado há mais tempo, mas eu segurei para garantir a viabilidade econômica da PPP que vai assumir. A implantação será resultado de recursos privados e terá fiscalização do município", disse Emanuel.
Segundo o secretário Francisco Vuolo, o início da implantação do novo sistema de rodízio de estacionamento deve ser entre setembro e outubro, primeiramente em caráter experimental, sem cobrança. Será um período de adaptação e orientação e será feita campanha de conscientização para a população não ser pega de surpresa. Nesse período, será feita a instalação dos parquímetros, reparos em calçadas, entre outros serviços.
"A concessão do estacionamento rotativo é um pleito logístico antigo do comércio do Centro. A mesma empresa que vai reformar e manter o Mercado Municipal será responsável pelo estacionamento rotativo. Integramos os dois investimentos. Inclusive, o estacionamento que será construído no novo Mercado Municipal também ajudará a suprir a demanda de vagas no centro, pois terá capacidade para 500 veículos", detalha o secretário.
A cobrança será feita por parquímetros e também por aplicativo de celular. Segundo o edital de licitação, a implantação do sistema de estacionamento contará com 85 parquímetros, com previsão de ampliação para mais 46 e cinco estações inteligentes para bicicletas com 10 vagas cada. As vagas de bicicletas não serão cobradas. A ampliação deve ser para cinco mil vagas futuramente.
O sistema rotativo está previsto para funcionar de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h, tendo os domingos e feriados livres. Todas as vagas estarão com identificação de placas de regulamentação, vertical e horizontal.
Fonte: Da redação
Data: 19/08/2023