04/11 - Justiça converte prisão de empresária acusada de golpe milionário em preventiva
Festa acontece há quase três séculos com apresentações culturais e religiosas
As apresentações acontecem na arena do Clube Cidade Rosa, com novena, leilões, missas, procissões na Igreja de São Benedito e o espetáculo cultural dos Mascarados, neste fim de semana (sábado e domingo).
Os Mascarados encenam a luta medieval entre os 12 Mouros e os 12 Cristãos; com personagens que representam os pajens com vestimentas e adereços ricos e coloridos, montados em cavalos enfeitados com adornos singulares em lutas sucessivas ao som percussionista do repique na arena.
Em Mato Grosso, essa representação de torneios medievais da Europa tomou forma em Poconé e ganhou destaque na tradição mato-grossense. Durante a Cavalhada, a luta medieval entre Mouros e Cristãos é encenada de forma articulada com jogos e corridas hípicas.
São espetáculos de cultura e beleza, destaca o secretário de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), Jefferson Carvalho Neves, pasta que apóia o evento.
“Para a Secel, é uma honra ajudar a manter a Cavalhada viva e fortalecer a história e as tradições mato-grossenses. Parabéns aos organizadores por continuar propiciando esse espetáculo à população de Mato Grosso”, destaca o secretário.
Um dos integrantes do grupo dos Mascarados de Poconé, Wanderley Silva, agradece o apoio do Poder Público Municipal e do Estado para a preservação dessa cultura, que está perto de completar três séculos.
Fonte: Da redação
Data: 24/06/2023