Justiça determina devolução de gado a pequenos produtores da Cooperpantanal após posse ilegal


Nesta quarta-feira (02.10), foi cumprida uma notificação judicial que determina a devolução de mais de 40 bovinos pertencentes a pequenos produtores da Cooperativa dos Criadores de Gado Pantaneiro do Médio Pantanal (Cooperpantanal). Os animais estavam sob posse ilegal de Antônio Soares da Silva. A cooperativa entrou com a ação após várias tentativas de acordo para reaver os animais, que estão na propriedade de Soares, na região da Baía de Chacororé, desde o final de julho.

Apesar de uma inspeção judicial confirmar a presença de 42 bovinos no local, Soares se recusou a assinar a notificação, repetindo a atitude que teve em agosto, quando foi notificado extrajudicialmente. O conflito entre os cooperados e Soares se arrasta desde 2021, quando ele cercou uma área de 900 hectares, onde não possui título de propriedade, impedindo o tradicional manejo livre de gado praticado há mais de 200 anos.

A Cooperpantanal, composta por 130 pequenos produtores que criam cerca de 8 mil bovinos, enfrenta também uma batalha jurídica contra outras pessoas, incluindo o ex-secretário municipal de Cuiabá, Antenor Figueiredo Neto. Em março deste ano, a Justiça emitiu um parecer favorável à cooperativa, impedindo grileiros de invadir e arrendar cerca de 10 mil hectares na Baía de Chacororé
.

 





Fonte: Midia Jur
Data: 03/10/2024