Operação Cerco Verde: Polícia Civil de Mato Grosso cumpre ordens judiciais contra fazendeiro por furtos de defensivos agrícolas


A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, na manhã desta segunda-feira (30), uma nova fase da Operação Cerco Verde, com o cumprimento de mandados judiciais contra um fazendeiro suspeito de financiar e colaborar com um grupo criminoso especializado no furto de defensivos agrícolas. As investigações estão sendo conduzidas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).

As ordens judiciais, expedidas pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá, incluem um mandado de prisão preventiva, três de busca e apreensão, além de sequestro de bens e bloqueio de valores que totalizam mais de R$ 1,7 milhão. As ações ocorrem nas cidades de Itumbiara (GO) e Canarana (MT). O fazendeiro é investigado pelos crimes de receptação qualificada e por integrar uma organização criminosa.

A investigação apontou que o grupo criminoso foi responsável por furtos de defensivos agrícolas em várias propriedades rurais de Mato Grosso, com três ocorrências registradas em 2021, nos municípios de Ribeirão Cascalheira e Ipiranga do Norte, e outra em Araguaiana, em dezembro de 2022.

Após o furto de defensivos agrícolas, avaliado em mais de R$ 864 mil em Ribeirão Cascalheira, os produtos foram levados para a fazenda do investigado em Itumbiara (GO). O fazendeiro, após receber os produtos, teria feito depósitos nas contas dos autores do crime.

Financiamento e apoio logístico

Com o avanço das investigações, foi comprovado que o fazendeiro desempenhava um papel central no esquema, participando ativamente da organização criminosa de forma estável e permanente. Suas propriedades em Canarana (MT) e Itumbiara (GO) eram usadas como bases logísticas, onde o grupo armazenava os defensivos furtados e se hospedavam 





Fonte: Governo de MT
Data: 30/09/2024